Coleta Seletiva
12 de maio de 2013

Campanha Lixo Zero

Campanha lixo zero quer conscientizar a população a se preparar para o futuro

Lançada recentemente nova campanha para conscientizar os brasileiros sobre como tratar o lixo que produzimos diariamente em casa, na rua, nas fábricas, nos escritórios, enfim, em qualquer lugar. A iniciativa é da ONG EcoD, que está disponibilizando o Canal Especial Lixo Zero para a campanha.

O tema é preocupação mundial, diante dos números que apontam que volumes de lixo urbano nas grandes metrópoles não param de crescer. O Banco Mundial, por exemplo, acaba de divulgar estatística garantindo que a marca de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos gerados hoje, chegará a 2,2 bilhões de toneladas em 2025.

Com a campanha Lixo Zero, a EcoD quer apostar na conscientização da população para zerar o lixo que produzimos diariamente. A própria EcoD reconhece que esta possibilidade é quase impossível, mas acredita ser possível reduzir potencialmente a quantidade desses resíduos que vão direto para aterros sanitários ou lixões das grandes cidades.

A campanha está dividida em sete temas, cujas estratégias irão apresentar soluções para materiais mais comuns em nosso dia a dia, como papel, metal, vidro e plástico, lâmpadas, lixo eletrônico, óleo de cozinha, orgânicos, pneus e remédios. A EcoD irá viabilizar sete canais com notícias, entrevistas com especialistas, reportagens especiais, guias e dicas de como descartar cada um desses materiais, além de vídeos, biblioteca, cartazes e material para download.

O gancho principal da campanha é fazer com que cada cidadão, cada família, identifique melhores práticas e faça divulgação delas ao máximo. A EcoD acredita que, assim, surgirão soluções viáveis e fáceis para encontrar novos destinos aos resíduos que descartamos.

A campanha vai esclarecer, entre outras coisas, que “lixo” é tudo aquilo que jogamos fora sem cuidado ou consciência. Vai mostrar, também, que hoje o mundo vive um ciclo tecnológico onde tudo se reaproveita e nada sobra. A campanha vai mostrar que, ao contrário do que imaginamos, lixo não desaparece quando o jogamos na lixeira.

A iniciativa terá seu lado didático ao mostrar porque o descarte de resíduos ainda é um desafio no Brasil e no mundo e apontar quais são os impactos que isso causa no planeta. Serão mostradas, ainda, as limitações da população diante da falta de iniciativas de governos e empresários, e como se desenvolve, hoje, a relação entre sociedade e catadores de lixo.

Acesse : http://www.ecodesenvolvimento.org/canal-especial/lixo-zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *